domingo, 7 de março de 2010

LEI ROMILDA ALVES CRIA DIA M EM PASSO FUNDO





Jabuticabal faz preventivo dia 08 de março durante todo o dia
O Ambulatório do Jabuticabal na comunidade Bairro Integração estará nesta segunda-feira, dia 08 de março (dia internacional da mulher) fazendo durante todo o dia o exame de preventivo (paranicolau) para as mulheres daquela região. Este trabalho já antecipa o DIA M da lei ROMILDA ALVES que será no dia 13 de março em dez ambulatórios da cidade que durante o sábado estarão atendendo as mulheres para o preventivo.
Importante destacar que o objetivo deste DIA M é alertar todas as mulheres da importância do preventivo para evitar tantas doenças e entre elas o câncer de mama e colo de útero, os dois que juntos são responsáveis por 50% das mortes das mulheres no Brasil.
ROMILDA ALVES
Esta mulher que empresta seu nome a lei municipal que cria o DIA M morreu em 2009 com 39 anos e deixou quatro filhos, a mãe e seus familiares sentindo saudades. Romilda que trabalhava em limpeza morava em frente a um ambulatório mas por falta de tempo não fazia o preventivo. Quando foi fazer os exames era tarde demais. O câncer no colo do útero leva de três a dez anos para manifestra-se e a orientação para as mulheres é que logo que inicie a sua vida sexual faça o preventivo anual.
AÇÃO COMUNITÁRIA
Este projeto surgiu das reuniões do DEPARTAMENTO DE SAÚDE DA UAMPAF que acredita que a prevenção é a melhor solução para os milhões de mortes no Brasil. Leonardo Azeredo de Marchi que trabalha no HSVP e Maria Helena Bier foram os incentivadores para que este projeto chegasse a Câmara de Vereadores e atualmente tramita no legislativo dois projetos de lei, um que cria o DIA M e o segundo que cria o DIA H de autoria do Vereador Diogenes Basegio que é médico é tamabém trabalha na àrea de prevenção.
AÇÃO EFETIVA
No dia 13 os cinco CAIS e mais os ambulatórios da Santa Marta, Schisler, União, Victor Issler e São Luiz Gonzaga estarão abertos atendendo a população feminina. Das 08hs às 17hs é a oportunidade das mulheres irem aos postos e fazerem seu preventivo e ter a certeza que viverão mais e com qualidade de vida. Neste dia além do atendimento o importante é orientar as mulheres da importância de cuidarem de sua saúde e irem pelo menos uma vez ao ano ao ginecologista.
COORDENADORA
Uma das Coordenadoras deste projeto é a nossa líder comunitária Fátima Lemes que atualmente é Secretária da Associação de Moradores da Vila Carmem. Fátima que realiza um trabalho intenso em defesa das pessoas e das familias destaca a importância que este dia sirva para atender as mulheres e concientizar da importância do preventivo. Fátima destaca que diariamente as mulheres devem buscar os recursos para prevenir as doenças e desta forma ter qualidade de vida.

DIA M - VOCÊ CUIDANDO DE VOCÊ



Nenhum comentário:

Postar um comentário