sábado, 20 de março de 2010

LEI ROMILDA ALVES É REALIDADE

DIA M foi sucesso em Passo Fundo

Foi realizado em 13 de março em Passo Fundo o DIA M, criado a pedido do movimento comunitário pela LEI ROMILDA ALVES de autoria do Vereador Diogenes Basegio. Neste dia ficaram abertos das 08hs às 17hs os cinco CAIS e mais sete ambulatórios atendendo as mulheres que muitaz vezes por falta de tempo não fazem o seu preventivo.
Um total de 372 atendimento foram feitos e no prazo de 60 dias teremos os resultados prontos para entregar para todas as mulheres. Basegio destaca que hoje o câncer de mama e colo de útero são responsáveis por 50% da morte das mulheres.
Fatima Lemes, uma das Coordenadoras do projeto registra que este dia marca a discussão da necessidade da prevenção, já que durante todo o ano podemos atender as mulheres na rede pública do municipio. Mulheres registra ela que por estarem o dia inteiro trabalhando e cuidando de suas familias acabam se descuidado da saúde.Em agosto será realizado O DIA H que estará atendendo os homens e também priorizando a prevenção.

quarta-feira, 10 de março de 2010

UAMPAF TEM REUNIÃO COM BM E PREFEITO PARA DEFINIR EQUIPAMENTOS DA VAN DO POSTO MÓVEL

A Direção da UAMPAF estará nesta próxima sexta-feira, às 11hs na Prefeitura com a alta direção da Brigada Militar e com o Prefeito Airton Dipp para definir os equipamento da VAN MÓVEL que servirá para o posto policial móvel em nossa cidade.
Uma luta de muitos anos das Associações de Moradores que agora vem a ser atendida graças ao empenho dos Coronéis Lima e Gonçalves.
Na reunião a UAMPAF pedirá climatizador para o véiculo, linha de internet livre, computador, mesas e cadeiras afim deste POSTO MÓVEL estar nas vilas a partir do mês de abril.

domingo, 7 de março de 2010

MORRE DEBASTIANI, O MÉDICO DOS POBRES

Faleceu neste final de semana o médico Jaime Debastiani que atuava como uma das principais lideranças politicas da cidade. Por três eleições foi o Vereador mais votado e como candidato a Prefeito em 2004 ultrapassou 12 mil votos e fez a diferença contribuindo com a eleição de Dipp/Corralo.
Como médico por mais de trinta anos atuou firmemente como profissional atuando a favor dos pobres. Em seus plantões no Hospital Municipal a população tinha a garantia de ser atendida com competência a dedicação, além da competência do Dr. Jaime.
Nas vilas e bairros se espalharam as condolências a familia e manifestações de tristeza por familias inteiras que foram atendidas pelo médico do povo. A Câmara de Vereadores já estava lotada às 21hs antes da chegada do corpo que acabou ocorrendo às 222hs30min. Homens, mulheres, idosos, pobres, ricos, operários e empresários passaram pela Câmara de Vereadores para dar o último adeus ao Dr: Debastiani.

LEI ROMILDA ALVES CRIA DIA M EM PASSO FUNDO





Jabuticabal faz preventivo dia 08 de março durante todo o dia
O Ambulatório do Jabuticabal na comunidade Bairro Integração estará nesta segunda-feira, dia 08 de março (dia internacional da mulher) fazendo durante todo o dia o exame de preventivo (paranicolau) para as mulheres daquela região. Este trabalho já antecipa o DIA M da lei ROMILDA ALVES que será no dia 13 de março em dez ambulatórios da cidade que durante o sábado estarão atendendo as mulheres para o preventivo.
Importante destacar que o objetivo deste DIA M é alertar todas as mulheres da importância do preventivo para evitar tantas doenças e entre elas o câncer de mama e colo de útero, os dois que juntos são responsáveis por 50% das mortes das mulheres no Brasil.
ROMILDA ALVES
Esta mulher que empresta seu nome a lei municipal que cria o DIA M morreu em 2009 com 39 anos e deixou quatro filhos, a mãe e seus familiares sentindo saudades. Romilda que trabalhava em limpeza morava em frente a um ambulatório mas por falta de tempo não fazia o preventivo. Quando foi fazer os exames era tarde demais. O câncer no colo do útero leva de três a dez anos para manifestra-se e a orientação para as mulheres é que logo que inicie a sua vida sexual faça o preventivo anual.
AÇÃO COMUNITÁRIA
Este projeto surgiu das reuniões do DEPARTAMENTO DE SAÚDE DA UAMPAF que acredita que a prevenção é a melhor solução para os milhões de mortes no Brasil. Leonardo Azeredo de Marchi que trabalha no HSVP e Maria Helena Bier foram os incentivadores para que este projeto chegasse a Câmara de Vereadores e atualmente tramita no legislativo dois projetos de lei, um que cria o DIA M e o segundo que cria o DIA H de autoria do Vereador Diogenes Basegio que é médico é tamabém trabalha na àrea de prevenção.
AÇÃO EFETIVA
No dia 13 os cinco CAIS e mais os ambulatórios da Santa Marta, Schisler, União, Victor Issler e São Luiz Gonzaga estarão abertos atendendo a população feminina. Das 08hs às 17hs é a oportunidade das mulheres irem aos postos e fazerem seu preventivo e ter a certeza que viverão mais e com qualidade de vida. Neste dia além do atendimento o importante é orientar as mulheres da importância de cuidarem de sua saúde e irem pelo menos uma vez ao ano ao ginecologista.
COORDENADORA
Uma das Coordenadoras deste projeto é a nossa líder comunitária Fátima Lemes que atualmente é Secretária da Associação de Moradores da Vila Carmem. Fátima que realiza um trabalho intenso em defesa das pessoas e das familias destaca a importância que este dia sirva para atender as mulheres e concientizar da importância do preventivo. Fátima destaca que diariamente as mulheres devem buscar os recursos para prevenir as doenças e desta forma ter qualidade de vida.

DIA M - VOCÊ CUIDANDO DE VOCÊ



quarta-feira, 3 de março de 2010

ABRE NOVAMENTE O AMBULATÓRIO ADOLFO GROTH

Abriu no último dia 01 de março o ambulatório Adolfo Groth que fica localizado no Bairro Integração, comunidade do Loteamento Professor Schisler. Depois de ser alvo de assaltos e vandalismos por dez vezes a comunidade e a Prefeitura tomaram providências para colocação de janelas, troca de forro, pintura, colocação de iluminação externa, alarme e ainda vigia noturno.
Este PSF - programa de saúde da familia atende as comunidades do Schisler, Parque do Sol, Morada do Sol e Parte do Parque Recreio. São mais de 3.000 familias.
O ambulatório Adolfo Groth foi construido por mutirão e inaugurado em 1995, sendo trocado de local em 1998 para as dependências que esta hoje. A Associação de Moradores fez o pedido para verba afim de construir o novo prédio em terreno já desapropriado pela Prefeitura.
Dr. Alberi Grando, Secretário de Saúde destacou que este ambulatório é importante para a região do Bairro Integração que tem atualmente 10.000 habitantes e recentemente recebeu mais 170 casas populares. Quanto a verba para o novo prédio, o Secretário disse que o pedido esta na programação uma vez que este ano será construido o prédio para o pronto atendimento na Dona Elisa e Vila Nova. Existem pedidos feitos pela UAMPAF para novos prédios dos PSFs na Nenê Graeff, Vila União e Nossa Senhora Aparecida, destacou ele.

MAIS ATENDIMENTO JURIDICO NAS VILAS

SAJUR ATENDERÁ POPULAÇÃO DA VICTOR ISSLER DIA 27 DE MARÇO

Será no próximo dia 27 de março na Escola Estadual Irmã Margarida o primeiro atendimento do SAJUR/UPF para pessoas humildes das vilas e bairros de Passo Fundo. Serão vários estagiários da Faculdade de Direito e ainda Advogados/Professores que neste dia estarão encaminhando demandas judiciais dos moradores daquela comunidade.
O Professor e Coordenador desta trabalho, Dr. Celso Gonçalves destaca que esta é uma parceria com a UAMPAF e tem dado certo já que no ano passado foi realizado com sucesso o primeiro evento na comunidade da Vila Jardim.
As pessoas serão atendidas por ordem de chegada e informações são das no SAJUR/UPF no fone 3316-8578/3316-8576 e ainda na UAMPAF 3316-7117.
A Escola Irmã Maria Margarida fica na Vitor Issler, sito rua Olivério Trindade, 195 - fone 3311-3234.

DEMANDAS
Os moradores daquela região poderão encaminhar demandas como usucapião, pedidos e revisão de pensão, separação, inventário, casos de consumidor e outras demadas.

UNIDOS SOMOS FORTES